uma dupla de cientistas russos do Instituto Gazprom VNIIGAZ. De acordo com aGlobal Warming Policy Foundation, Rauf Galiulin e Vladimir Bashkin afirmam que no ano que vem a Terra entrará em uma fase de queda gradual de temperatura que deve chegar ao clímax dentro de um período de 50 anos, resultando em uma nova era do gelo.
Os pesquisadores afirmam ainda que, ao contrário do que dizem
todas as teorias relacionadas ao aquecimento global, a ação do homem exerce pouca influência sobre o clima do planeta. Segundo eles, a variação da temperatura estaria associada aos ciclos de atividade solar, que devem sofrer uma redução.A nova “era do gelo” dever ter início em 2014, com uma queda de temperatura bem lenta em um primeiro momento. No entanto, depois de algumas décadas, a diminuição será maior. De acordo com uma matéria publicada pelo Times, a baixa atividade do ciclo solar atual — o chamado “Ciclo 24” — vem deixando alguns cientistas intrigados, além de despertar questões sobre quais podem ser as consequências disso para o nosso planeta.
Os ciclos solares têm duração de aproximadamente 11 anos, e os períodos de atividade mais fortes são marcados pelo surgimento de manchas solares. Normalmente ao final do ciclo ocorre a inversão dos campos magnéticos do Sol, quando se vê uma mudança de polaridade — quase sempre simultânea — entre os hemisférios Norte e Sul. no período da inversão, a força do campo magnético fica por volta de zero, voltando ao normal depois da troca.
Sombre tudo, os astrônomos observaram algo diferente neste ciclo. A polaridade do hemisfério Norte sofreu inversão há vários meses, apresentando, a mesma polaridade do que o hemisfério Sul. A incomum calmaria observada na superfície do Sol durante este último ciclo — com um número de manchas inferior à metade da média registrada nos últimos 250 anos! — levou alguns cientistas a sugerir que este pode ser o início de um período de baixa atividade.
Segundo o Times, a última vez que isso aconteceu foi entre os anos de 1650 e 1715, durantes os quais quase nenhuma mancha solar foi observada. Coincidentemente, nesse período ocorreu uma drástica queda das temperaturas no planeta, provocando o que ficou conhecido como a “Pequena Era do Gelo” na Europa e América do Norte. Estariam os cientistas russos corretos em sua previsão?

.jpg)
.jpg)

0 comentários:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !